Oficinas de Inverno – primeira semana

Nessa série de pequenos artigos, darei, semana a semana, novas informações sobre nossos workshops de inverno. Os temas foram todos escolhidos cuidadosamente para ajudar a estudante de dança do ventre a sanar dúvidas freqüentes.

As duas primeiras oficinas são sobre composição coreográfica e musicalidade, como veremos:

Oficina 1: Os ritmos folclóricos e a música clássica: Khaligi, Saidi e Ayubi.

Data: Sábado, 05 de julho, das 15:00 às 18:00

Sabe quando você está lá toda feliz dançando uma linda música árabe e, do nada, surge um ritmo bem diferente? Pois é. A música árabe para dança que normalmente chamamos de “clássica” tem como característica a grande variação rítmica. A música muda de humor a cada trecho. E quando não sabemos como interpretar certos ritmos, a gente acaba mudando de humor também! ^_^

Muitas vezes não sabemos bem o que fazer, mesmo já tendo feito aula de saidi (com ou sem bastão) ou de khaligi (normalmente com bata). Acabamos fazendo movimentos estereotipados e, dentro de uma música refinada, ao ouvir o tradicional “Dum Tak, Dum Dum, tak” do saidi, desatamos a pular. Seria a única opção? Ou dá para soar folclórica sem parecer que mudamos de música? Quando surge o Ayubi, temos que sacudir os cabelos? E como é que se diferencia Ayubi de Khaligi, já que ambos os ritmos têm 2 “Dum” próximos e a resposta coreográfica comum é tão parecida (os movimentos de cabeça e cabelo)?

Essas questões serão abordadas nessa oficina comandada pela delicadíssima professora Andréia Paula. Além de analisar os ritmos e sugerir movimentos, a proposta é ajudar a aluna a encontrar suas próprias respostas para as dúvidas coreográficas.

O workshop é recomendado para estudantes de todos os níveis.

Oficina 2: Técnicas de dança contemporânea para dança do ventre I: Espacialidade, Trajetórias e Improvisação.

Data: Domingo, 06 de julho, das 15:00 às 18:00.

Aqui, contamos com o apoio de outra dança para nos ajudar a crescer na dança do ventre. Acredito que muitas professoras de dança do ventre e alunas que querem construir suas próprias coreografias têm muito a ganhar ao compreender esses conceitos dominados pela dança contemporânea e primários em nossa própria dança.

O aproveitamento do espaço é essencial para uma coreografia de impacto – é um dos elementos que capturam o público. Como reconhecer seu espaço cênico, como planejar seu caminho por ele e como improvisar são as questões a serem trabalhadas nesse workshop.

O improviso, por sinal, é o tema mais negligenciado na dança do ventre e sabemos que esta é uma dança que, em sua história, caracteriza-se pela improvisação.

A responsável por esta oficina é a professora Sabrina Faria, formada pela prestigiosa escola Angel Viana (RJ).

E aí? Tá chegando a hora. Vamos estudar?

Se tem dúvidas, fale com a gente: 3340 4291 e 8173 6317.

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: